sexta-feira, 6 de maio de 2011

MALHA FERROVIÁRIA BRASILEIRA ENCOLHEU

O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA (ABIFER) , VICENTE ABATE, DISSE QUE A MALHA FERROVIÁRIA ENCOLHEU DRASTICAMENTE,
NO PAÍS, OS MEADOS DOS ANOS 80, OS TRENS DE PASSAGEIROS NO BRASIL TRANSPORTAVAM CERCA DE 100 MILHÕES DE PESSOAS POR ANO NO PAÍS, SEM CONTAR OS TRENS E METROS URBANOS. DE ACORDO COM O ÚLTIMO RELATÓRIO DA AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT), AS DUAS ÚNICAS
MALHAS FERROVIÁRIAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO BRASIL HOJE - A ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS E A ESTRADA DE FERRO DE CARAJÁS, AMBAS OPERADAS PELA VALE DO RIO DOCE -TRASPORTARAM EM 2009 1,27 MILHÕES
DE PESSOAS.
ESTE ENCOLHEMINTO BRUTAL EM 30 ANOS, EXPLICA O ARQUITETO NILSON GHIRARDELLO, PROFESSOR DA UNESP, UM DOS MAIORES ESTUDIOSOS DO SETOR FERROVIÁRIO, DEVE-SE A UM CONJUNTO DE FATORES .
HISTORICAMENTE , AS NOSSAS MALHAS FERROVIÁRIAS, ESPECIALMENTE EM SÃO PAULO, SEGUIRAM A LÓGICA DE ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO CAFEEIRA.
NUNCA SE PROPROJETOU UM QUILOMETRO DE FERROVIA NO BRASIL COM O OBJETIVO DE TRANSPORTAR PASSAGEIROS. A PRIORIDADE DADA POR GOVERNOS AO
TRANSPORTE RODOVIÁRIO TAMBÉM AJUDOU A DESISTIMULAR OS INVESTIMENTOS EM FERROVIAS, O QUE CULMINOU COM O SUCATEAMENTO DO PARQUE DA ANTIGA ESTATAL RFFSA - DIZ ELE- HOJE, A PRIORIDADE DOS INVESTIMENTOS AINDA É O TRANSPORTE DE CARGA.
GHIRARDELLO USA AS REFERENCIAS DOS EUA (ONDE O TRANSPORTE É BOM, MAS
A PASSAGEM É CARA) E DA CHINA ( ONDE O TRANSPORTE NÃO É TÃO BOM, MAS A PASSAGEM É SUBSIDIADA PELO GOVERNO,E É BARATA) PARA ANALISAR O FUTURO
DO SETOR NO BRASIL.
- OS NOVOS PROJETOS SÓ SE VIABILIZAM ENTRE REGIÕES COM MUITA DENSIDADE
POPULACIONAL E COM UMA INFRAESTRUTURA FÉRREA QUE ACOMODE TRENS DE
VELOCIDADE MAIS ALTA, PARA COMPENSAR O ONIBUS - EXPLICA.
ABATE, NO ENTANTO, ESTÁ OTIMISTA SOBRE O RENASCIMENTO DO TREM DE PASSAGEIROS NO BRASIL.
AO MENOS ENTRE AS REGIÕES ONDE A DEMANDA PODE GARANTIR PREÇOS BAIXOS,
COMO É O CASO DO TREM DE ALTA VELOCIDADE ( TAV) RIO-SÃOPAULO, QUE AINDA
ASSIM RECEBERÁ SUBSIDIO DO GOVERNO FEDERAL.COM CUSTO PREVISTO DE
R$ 36,4 BILHÕES, O TAV É A OBRA MAIS CARA DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO
DO CRESCIMENTO ( PAC ), MAS JÁ ESTÁ ATRASADA POR CONTA DA EXIGENCIA DE UM PLANO GERAL, PEDIDO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. A EXPECTATIVA É QUE O PROJETO FIQUE PRONTO EM 2015, A TEMPO DAS OLIMPIADAS DO RIO EM
2016.
ALÉM DESSE PROJETO, ABATE LEMBRA QUE O GOVERNO FEDERAL PLANEJA REATIVAR 14 TRECHOS FERROVIÁRIOS REGIONAIS DA ANTIGA RFFSA. DOIS DELES
- BENTO GONÇAALVES A CAXIAS DO SUL( RIO GRANDE DO SUL) E LONDRINA A MARINGÁ( PARANÁ) -ESTÃO EM FASE DE ESTUDO DE VIABILIDADE ECONOMICA.
-SE O TAV FOR AMPLIADO PARA CAMPINAS, BELO HORIZONTE, CURITIBA E PORTO ALEGRE, COM O GOVERNO REATIVANDO SUAS MALHAS E COM OS PROJETOS
ESTADUAIS DE AMPLIAÇÃO DAS REDEES URBANAS PARA O INTERIOR DOS ESTADOS,
O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS VAI TRANSPORTAR CERCA DE 100 MILHÕES DE PESSOAS POR ANO EM 2044- DIZ ABATE.

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